Natal e Valores

Hoje ficamos responsáveis por uma sala de infantil II, eu e uma amiga estagiária também. Resolvemos em um momento de roda de conversa abordar o assunto "Natal". Confesso que fiquei preocupada com as respostas, não pelo fato de exigir uma resposta certa, ou pelo fato dos pais dessas crianças não as ensinarem nem o que significa o Natal, mas sim, pelo que senti pelo lado profissional. A lacuna deixada por muitos professores a respeito de uma data tão importante e de significados desconhecidos pelas crianças ou até mesmo deturpados.
Antes de começarmos a falar sobre o natal, fiz um diagnostico dos conhecimentos prévios, questionando as crianças o que eles acham que é o Natal, e anotando suas respostas obtive o seguinte resultado:

* Natal é ganhar presente!
* natal é ganhar brinquedo!
* Natal é aniversário do papai noel!
Assim, continuei e disse: Será que Natal é só isso? Aí , veio uma resposta que deixou as crianças intrigadas!


* Natal é o aniversário de Jesus!

Depois desta resposta as crianças ficaram no aguardo, para que a outra estagiária contasse a história.
Ela contou toda a história do nascimento de Jesus e as crianças ouviram-na com atenção, depois foi só ouvir as mudanças nos comentários entre eles para perceber que entenderam, acredito que tenha sido de excelente proveito.
Tá, mas espera aí? Ai me perguntei, onde está o trabalho do professor destas crianças? o que é mais importante, enfeitar a escola para a chegada do papai noel? Dar brinquedos e roupas para as criancinhas "desprovidas"? Ou ensina-las valores que as marcaram para o resto da vida?
O Natal não é apenas uma data para dar e receber presentes, mas acima de tudo, um momento de rever valores, e construir valores naqueles que estão em processo de criação de si mesmos, as crianças!
Valores como familia, respeito, amor ao próximo, solidariedade, dentre tantos outros. O que eu gostaria de desabafar aqui, é que pessoas que fazem parte da construção social e moral da criança não deixem que seus alunos continuem a achar que natal é igual a papai noel, que é igual a presente. Mudem suas posturas, mostrem todos os lados, a educação infantil não é só um local de "mostra de trabalhinhos" ou de "escola enfeitadinha". Acordem, quem se compromete a estar no meio educacional seja em qualquer nível, não pode dar-se as aparências. Seja profissional e acima de tudo humano.

*obs.: Que fique bem claro que não sou religiosa, nem pretendo criticar à todos, pois há pessoas envolvidas verdadeiramente com a educação. Apenas quis postar um momento meu de indignação com o que encontrei. Sei que a contrução deste valores também tem que partir das famílias, porém, a escola não tem que deixar de fazer, porque os pais não fazem. As vezes essas crianças passam mais tempo conosco, do que com a familia. Concluo: Mudem, repensem e construam!

Comentários